O Vasco está na semifinal da Copa do Brasil. Em um clássico emocionante, o time eliminou o Botafogo nos pênaltis, após um empate em 1 a 1 no tempo normal. A partida, que ocorreu na noite desta quinta-feira (11), foi no Estádio Nilton Santos. Nuno Moreira marcou para o Cruz-Maltino e Alex Telles para o Glorioso. O goleiro Léo Jardim foi o herói da disputa de pênaltis. O Gigante da Colina, agora, enfrentará o Fluminense na semifinal.
Está pagando caro no seu plano de saúde ou veicular? CLIQUE NA LOGO e utilize o cupom OMEUVASCAO para garantir o seu desconto e uma reavaliação gratuita com as melhores marcas do mercado!
Leia mais:
Clássico decidido nos detalhes
O primeiro tempo no Nilton Santos foi tenso e equilibrado. O Botafogo começou pressionando, mas foi o Vasco quem abriu o placar. Aos 20 minutos, o atacante Nuno Moreira aproveitou uma falha do goleiro Neto e marcou. O time da casa, contudo, não se abateu e buscou a reação. Aos 40 minutos, Léo Jardim cometeu um pênalti. O lateral Alex Telles foi para a cobrança e empatou o jogo.
Atrás no placar agregado, o Botafogo voltou a tomar as iniciativas. A equipe de Davide Ancelotti manteve o ritmo e ficou perto de virar. Em uma cabeçada de Arthur Cabral e um chute de longe de Mateo Ponte no finzinho do primeiro tempo, a bola passou muito perto, mas foi para fora. Os times, portanto, foram para o intervalo com o placar de 1 a 1.
O segundo tempo manteve a intensidade, com o Botafogo ditando o ritmo nos primeiros minutos e o Vasco tentando contra-atacar. A equipe visitante criou as chances mais claras, ambas com Philippe Coutinho como protagonista. Aos 15 minutos, o meia fez uma grande jogada individual, driblou Alexander Barboza fora da área e chutou colocado, mas a bola foi para fora. O time cruzmaltino seguia com mais volume e ímpeto ofensivo.
Pouco depois, aos 18, o Vasco teve sua chance mais clara no jogo. O lateral Paulo Henrique fez uma grande jogada na ponta-direita e cruzou rasteiro para trás. Philippe Coutinho, livre na área, finalizou de primeira e a bola passou tirando tinta da trave.
O time da casa levou perigo com um cabeceio de Arthur Cabral para fora aos 7 minutos e outra de Alexander Barboza que passou perto do gol aos 25. Léo Jardim, por sua vez, fez uma grande defesa em chute rasteiro de Matheus Martins aos 37, mantendo o empate. O Vasco tentava explorar a velocidade de seus atacantes, mas esbarrava na defesa adversária.
No final da partida, o Vasco encurralou o Botafogo em busca do gol da vitória. Rayan soltou uma bomba que Neto encaixou aos 43 minutos. No último lance, Matheus Martins finalizou sem força e Léo Jardim defendeu. Com o 1 a 1 no placar, a decisão da vaga para a semifinal seguiu para a disputa de pênaltis, mantendo a tensão até o último momento.
Nuno Moreira marcou o gol cruz-maltino – Foto: Matheus Lima / CRVG
Léo Jardim é o herói mais uma vez
A partida, então, se encaminhou para a dramática decisão por pênaltis. Nela, a estrela do goleiro Léo Jardim brilhou intensamente. Ele defendeu a cobrança de Alex Telles, que havia marcado no tempo normal.
O Vasco, por sua vez, converteu todas as suas cinco cobranças. O zagueiro Robert Renan bateu o último pênalti e selou a classificação heroica do time.
BOTAFOGO 1 (3) X (5) 1 VASCO
Copa do Brasil – Quartas de final (volta)
Data: 11/09/2025 Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ) Gols: Nuno Moreira, 20’/1ºT (0-1); Alex Telles, 42’/1ºT (1-1)
BOTAFOGO: Neto; Mateo Ponte (Vitinho, 12’/2ºT), Kaio Pantaleão, Alexander Barboza e Alex Telles; Newton (Allan, 34’/2ºT), Marlon Freitas e Santiago Rodríguez (Matheus Martins, 23’/2ºT); Jeffinho (Artur, 23’/2ºT; Chris Ramos, 38’/2ºT), Joaquín Correa (Savarino, 12’/2ºT) e Arthur Cabral. Técnico: Davide Ancelotti.
VASCO: Léo Jardim; Paulo Henrique (Puma Rodríguez, 0’/2ºT), Hugo Moura, Lucas Freitas e Lucas Piton; Barros (Thiago Mendes, 45’/2ºT), Tchê Tchê (Mateus Carvalho, 12’/1ºT) e Philippe Coutinho (Matheus França, 23’/2ºT); Nuno Moreira (David, 36’/2ºT), Rayan (Guilherme Estrella, 37’/2ºT) e Vegetti. Técnico: Fernando Diniz.
Árbitro: Rodrigo Jose Pereira de Lima (PE) Assistentes: Guilherme Dias Camilo (MG) e Alex Ang Ribeiro (SP) VAR: Pablo Ramon Goncalves Pinheiro (RN) Cartões amarelos: Hugo Moura (VAS); Marçal (BOT)