O Vasco tem uma grande dor de cabeça a ser resolvida pelo seu departamento de futebol: a logística de retorno dos jogadores convocados para a Data FIFA de novembro. Quatro atletas podem desfalcar a equipe na 34ª rodada do Campeonato Brasileiro.
A partida em questão é contra o Grêmio, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, marcada para o dia 19 de novembro, às 21h30 (horário de Brasília). O lateral-direito Paulo Henrique (Brasil), o zagueiro Carlos Cuesta e o atacante Andrés Gómez (ambos pela Colômbia) já têm presença confirmada, e a expectativa é alta para a convocação de Puma Rodríguez (Uruguai).
Está pagando caro no seu plano de saúde ou veicular? CLIQUE NA LOGO e utilize o cupom OMEUVASCAO para garantir o seu desconto e uma reavaliação gratuita com as melhores marcas do mercado!
O dilema para o técnico Fernando Diniz é que os compromissos dos jogadores pelas seleções acontecem no dia 18 de novembro, deixando menos de 24 horas entre a atuação internacional e o confronto pelo Brasileirão. Paulo Henrique defenderá a Seleção Brasileira contra a Tunísia, em Lille, na França, enquanto a dupla colombiana, Cuesta e Gómez, jogará contra a Austrália nos Estados Unidos.
Caso o lateral Puma Rodríguez seja confirmado na lista do Uruguai, ele também estará em ação no dia 18, enfrentando os Estados Unidos em solo norte-americano.
Considerando o extenso deslocamento aéreo, a diferença de fuso horário e o inevitável desgaste físico, a participação dos quatro atletas no jogo contra o Grêmio é considerada incerta, forçando o Vasco a buscar soluções imediatas para a rodada decisiva.
Conheça o canal do Whatsapp O Meu Vascão aqui!
Lições da última Data FIFA acendem o alerta
A preocupação é amplificada pelo que ocorreu na Data FIFA de outubro. Naquela ocasião, o Vasco enfrentou o Fortaleza fora de casa, teve problemas com o retorno dos laterais.
Puma Rodríguez precisou viajar por 25 horas, saindo da Malásia após jogar pelo Uruguai, chegando exausto e sendo utilizado no segundo tempo. Já Paulo Henrique, que havia completado 90 minutos pela Seleção Brasileira contra o Japão em Tóquio, foi poupado.
Sem os laterais de ofício, Diniz precisou improvisar Tchê Tchê na lateral direita. O cenário se repete, mas com um agravante: todos os jogos das seleções estão mais próximos do compromisso do Vasco no Campeonato Brasileiro.
A diretoria do Gigante da Colina e o corpo técnico trabalham em conjunto para mitigar os impactos das convocações, garantindo que o time tenha o máximo de força possível para a difícil sequência na competição nacional.
Siga as redes O Meu Vascão:
Facebook, Instagram, X/Twitter, YouTube e TikTok.