O Vasco respira aliviado após garantir a permanência na Série A, mas o planejamento para a última semana da temporada traz um desafio complexo. O clube tem nas mãos a chance de garantir uma vaga na Copa Sul-Americana de 2026 dependendo apenas de si, mas o foco dividido com a semifinal da Copa do Brasil cria um dilema para Fernando Diniz.
Está pagando caro no seu plano de saúde ou veicular? CLIQUE NA LOGO e utilize o cupom OMEUVASCAO para garantir o seu desconto e uma reavaliação gratuita com as melhores marcas do mercado!
O cenário para a classificação
Para assegurar a competição internacional sem depender de ninguém, o Vasco precisa somar um ponto contra o Atlético-MG na Arena MRV. O empate mantém o time à frente dos mineiros e garante, no mínimo, a 12ª posição. Se perder, a calculadora volta à cena: será preciso torcer contra Santos, Ceará e Fortaleza para terminar em 14º, última posição que dá vaga no torneio continental.
A importância financeira e esportiva da Sul-Americana é inegável, mas o risco de perder peças fundamentais para o clássico decisivo contra o Fluminense dias depois é o fiel da balança. A diretoria e a comissão técnica debatem qual é o peso ideal para dar ao jogo de domingo.
Conheça o canal do Whatsapp O Meu Vascão aqui!
Alerta vermelho no Departamento Médico
O fator físico é o grande vilão. O elenco Vascaíno chega a dezembro “no osso“. Um levantamento interno mostra que oito titulares absolutos, como Rayan, Paulo Henrique, Philippe Coutinho e Nuno Moreira, já disputaram mais de 50 partidas no ano. O desgaste é visível e o risco de lesões musculares é altíssimo.
Para piorar, o jogo será em gramado sintético, superfície que exige mais da musculatura e articulações dos atletas e requer um tempo de recuperação diferente. Fernando Diniz prometeu escalar o que tem de melhor, mas ressaltou que ouvirá a fisiologia. Vale lembrar que o treinador não terá Lucas Piton, que se lesionou e está fora da temporada.
A tendência é que a decisão de poupar ou não seja individualizada, preservando os casos mais críticos para garantir que o Vasco chegue inteiro para buscar o bicampeonato da Copa do Brasil.
Siga as redes O Meu Vascão:
Facebook, Instagram, X/Twitter, YouTube e TikTok.