A derrota no Clássico dos Milhões disputado no Maracanã trouxe à tona uma estatística alarmante para o torcedor do Vasco. O revés por 1 a 0 para o rival foi o 46º jogo de Fernando Diniz no comando da equipe nesta sua atual passagem, mas os números frios revelam um cenário de extrema dificuldade. Com o resultado negativo, o treinador amargou sua 19ª derrota à frente do time.
O dado que mais impressiona negativamente, no entanto, é o recorte recente: das 19 derrotas totais, 10 aconteceram nas últimas 15 partidas disputadas, evidenciando que o time vive seu momento mais turbulento sob a batuta do técnico.
Está pagando caro no seu plano de saúde ou veicular? CLIQUE NA LOGO e utilize o cupom OMEUVASCAO para garantir o seu desconto e uma reavaliação gratuita com as melhores marcas do mercado!
Onde começou a queda de rendimento do Vasco?
Para entender a crise atual, é preciso olhar para o retrovisor. A fase negativa teve seu marco inicial na 31ª rodada do último Campeonato Brasileiro, em uma derrota por 2 a 0 diante do São Paulo. Aquele resultado foi o gatilho para uma sequência desastrosa de cinco derrotas consecutivas, onde o Vasco foi superado por Botafogo, Juventude, Grêmio e Bahia.
Houve um breve respiro com uma goleada sobre o Internacional, mas a instabilidade voltou rapidamente com tropeços diante de Mirassol e Atlético. O calvário se estendeu às competições de mata-mata, com eliminações dolorosas e derrotas para Fluminense e Corinthians — esta última custando o sonho do título da Copa do Brasil.
Ao analisar o desempenho global, os números de Diniz são modestos para a grandeza do investimento feito. Em 46 jogos, foram apenas 15 vitórias — ou seja, o time venceu apenas um terço das vezes que entrou em campo. Somando-se aos 12 empates, o aproveitamento geral é de apenas 41,3%.
Para se ter uma ideia do impacto disso na tabela, esse percentual deixaria o Cruz-Maltino apenas na 12ª posição do último Brasileirão, flertando com a mediocridade no meio da tabela e longe das ambições de Libertadores que a torcida projeta.
Conheça o canal do Whatsapp O Meu Vascão aqui!
A diretoria do Vasco ainda confia no trabalho de Fernando Diniz?
Apesar da pressão das arquibancadas e da chuva de críticas nas redes sociais, a postura interna da diretoria da SAF é de respaldo. O Vasco mantém plena confiança no trabalho desenvolvido por Fernando Diniz no dia a dia.
A avaliação é de que o processo de reformulação exige tempo e que o treinador é peça-chave na montagem do elenco para 2026. Prova disso é que as contratações realizadas até o momento — como Johan Rojas, Saldivia, Brenner e Hinestroza — chegaram com o aval direto e a aprovação técnica do comandante.
A diretoria entende que, com as novas peças se adaptando e o elenco sendo qualificado, os resultados voltarão a aparecer. Contudo, a margem de erro diminuiu drasticamente, e a sequência da temporada exigirá uma resposta imediata em campo para que os números voltem a ser positivos e a paz reine novamente em São Januário
Confira os 5 próximos jogos do Vasco:
- 25/01 (Dom) – 20:30 | 🟢⚪ Boavista x Vasco 💢 – Elcyr Resende (Carioca)
- 29/01 (Qui) – 20:00 | 🟡🟢 Mirassol x Vasco 💢 – Maião (Brasileirão)
- 31/01 (Sáb) – 21:00 | 🟡🔵🔴 Madureira x Vasco 💢 – A definir (Carioca)
- 05/02 (Qui) – 20:00 | 💢 Vasco x Chapecoense 🟢⚪ – São Januário (Brasileirão)
- 08/02 (Dom) – 18:00 | 💢 Vasco x Botafogo ⚫⚪ – São Januário (Carioca)
Siga as redes O Meu Vascão:
Facebook, Instagram, X/Twitter, YouTube e TikTok.