Nos últimos dias surgiu a informação de que o Vasco estaria negociando a contratação do meia-atacante Matheus França, do Crystal Palace, da Inglaterra, por empréstimo até o fim de Junho de 2026. Entretanto, mesmo o atleta tendo somente 21 anos, seu histórico de lesões pode ser uma preocupação para o Gigante.
Leia mais:
Somadas todas as lesões, jogador ficou fora de combate por mais de um ano
Nas últimas duas temporadas, Matheus França sofreu com lesões e, somados todos os períodos, perdeu mais de um ano de atividades devido ao tempo de recuperação. Em 2023, o jogador ficou de fora por 104 dias. Já em 2024, o tempo sem participar de jogos foi de 323 dias. Por fim, na temporada atual, ele já ficou sem poder entrar em campo por 48 dias.
Segundo apuração feita pelo jornalistaFelipe Barros em seu canal do YouTube, foram cinco lesões em três regiões diferentes. Por duas vezes o atleta teve problemas na região das costas, duas vezes na região da virilha, e uma vez na coxa.
Histórico de lesões pode ser um alerta para o Vasco – Fonte: Gustavo Eloi/X
Matheus perdeu a pré-temporada no Crystal Palace, e treinador ficou preocupado
Apesar de ter conseguido atuar na reta final da temporada 2024/25 pelo clube Inglês (ele retornou aos campos em Fevereiro deste ano, e disputou sete partidas divididas entre a Premier League e a Copa da Inglaterra), o jogador não esteve apto a participar da pré-temporada por estar novamente lesionado.
O treinador do Crystal Palace, Oliver Glasner, falou sobre a situação de Matheus em entrevista concedida em 9 de Agosto, e demonstrou sua preocupação com o fato do atleta ter perdido o início dos trabalhos no clube:
“Matheus, é mais o músculo adutor – não foi na virilha que ele teve problemas [na temporada passada]. Mas vamos ver. Ele deve voltar talvez em 10 dias, mas perdeu a pré-temporada, e isso é um pouco complicado.”
Portanto, a diretoria do Vasco deve pensar duas vezes se valerá a pena gastar dinheiro com um jogador que, apesar de ser tão jovem, já tem um perigoso registro de lesões em sequência.