O comentarista Breiller Pires, da ESPN, deu voz ao sentimento de revolta e cansaço de milhões de vascaínos após a goleada por 4 a 0 para o Independiente del Valle. Em um discurso forte, ele afirmou que o Vasco da Gama se tornou um clube onde o “vexame é normalizado”. Além disso, ele classificou a torcida cruzmaltina como a mais sofrida e iludida do Brasil nos últimos anos.
Leia mais:
Pires analisa a forma da derrota
Breiller iniciou sua análise relembrando o discurso de Pedrinho ao assumir o clube. Ele contrapôs a promessa de profissionalismo com os resultados recentes, como a goleada para o Puerto Cabello e agora para o Del Valle. E questionou:
“O Vasco do Pedrinho, não é nem do Diniz, chama vexame. (…) O Pedrinho prometeu: ‘Falta gente que entende e conhece o Vasco’. Isso é o Vasco que ele queria? Que passa vexame internacional? Que mancha a história?”
O jornalista fez questão de separar o resultado da atuação. Para ele, perder para o Del Valle, um time forte, seria normal. No entanto, a forma como a derrota aconteceu foi inaceitável. Ele destacou:
“Não do jeito que foi. Tomando 33 finalizações, Léo Jardim pegando pênalti, evitando uma goleada histórica. Não fosse pelo Léo Jardim, era para ter sido sete, oito. Não seria absurdo.”
O ponto mais forte do desabafo de Breiller Pires foi quando ele falou diretamente sobre o torcedor. Ele resumiu a dor de quem ama o clube e só vê decepções. O jornalista concluiu:
“O Vasco se transformou nisso: um clube em que o vexame é normalizado. Nos últimos cinco anos, entre times grandes, não teve torcedor que sofreu mais e foi mais iludido que o vascaíno.”
Por fim, ele usou as palavras mais diretas possíveis sobre o presidente Pedrinho:
“Está se tentando mais credibilidade no mercado com a recuperação judicial. Mas e a credibilidade esportiva? De novo, não se discute intenção nem caráter, mas até aqui, o Pedrinho tem se mostrado um péssimo presidente, um péssimo gestor. É uma gestão das mais amadoras. Tudo de profissionalismo que ele prometeu, não entregou nada até agora.”