A ascensão de Rayan como a principal arma ofensiva do Vasco tem uma explicação tática clara: uma ordem direta do técnico Fernando Diniz. O “cria” da Base Forte revelou que o treinador lhe deu “carta branca” para finalizar sempre que possível. O resultado é impressionante: Rayan dobrou sua média de chutes e se tornou o jogador que mais finaliza em todo o Campeonato Brasileiro.
Está pagando caro no seu plano de saúde ou veicular? CLIQUE NA LOGO e utilize o cupom OMEUVASCAO para garantir o seu desconto e uma reavaliação gratuita com as melhores marcas do mercado!
Leia mais:
O líder de finalizações do Brasileirão
Os números comprovam a mudança de postura. Rayan lidera o ranking de finalizações da Série A, com 75 chutes a gol. Ele ultrapassou Kaio Jorge, do Cruzeiro (72), e Pedro Raul, do Ceará (68). O companheiro de Vasco, Vegetti, aparece na sexta posição com 59 finalizações.
Rayan cresce a cada jogo – Foto: Matheus Lima / Vasco
Média de chutes dobrou com Diniz
A transformação do jogador é nítida nos números. Antes da chegada de Diniz, Rayan tinha uma média tímida de 1,43 chutes por jogo. Sob o novo comando, a média saltou para 3,25 por partida — um aumento de 128%.
Em entrevista ao ge, o próprio atacante confirmou a orientação:
“Nosso time é muito de posse de bola. Não podemos ficar só com a posse, temos que chutar. Como eu tenho um chute muito forte, finalização boa, ele (Diniz) disse que sempre que eu tiver oportunidade é para chutar”.
A estratégia tem dado resultado, com Rayan marcando gols decisivos de fora da área contra Fortaleza e Fluminense, e chegando a seis gols nos últimos seis jogos.
Técnico do Vasco reforça a confiança no atacante
Fernando Diniz já havia elogiado publicamente essa característica, classificando Rayan como “um jogador completo” que “chuta com muita precisão de qualquer lugar”.
Com 11 gols no Brasileirão, a joia do Vasco agora persegue os artilheiros da competição. Ele tem 11 gols enquanto seu companheiro Vegetti tem 12. Kaio Jorge, do Cruzeiro. e Arrascaeta, do Flamengo, estão na liderança com 15 gols.