Uma longa batalha judicial envolvendo as categorias de base do Vasco chegou a um fim negativo para o clube. A Justiça do Trabalho, em sua mais alta instância, condenou o Cruz-Maltino a pagar uma multa de R$ 300 mil. O motivo foram irregularidades na contratação e no tratamento de jogadores adolescentes em um processo que começou em 2012.
Está pagando caro no seu plano de saúde ou veicular? CLIQUE NA LOGO e utilize o cupom OMEUVASCAO para garantir o seu desconto e uma reavaliação gratuita com as melhores marcas do mercado!
Leia mais:
Juiz faz duras críticas e cita a tragédia de um rival
De acordo com o jornalistaLauro Jardim, do jornal O Globo, o Vasco foi punido por uma série de problemas. Entre eles, a manutenção de atletas com menos de 14 anos em alojamentos precários. Além disso, o clube não assinou os devidos contratos de aprendizagem com os jovens, como manda a lei.
A decisão do Tribunal Superior do Trabalho foi dura. O ministro relator, Agra Belmonte, afirmou que o clube “explorou o trabalho de crianças e adolescentes como adultos fossem“.
Ele ainda citou a tragédia do Ninho do Urubu, do Flamengo, como um lembrete da importância de se proteger os jovens atletas.
A decisão, que já foi publicada, é praticamente final. O Vasco ainda tenta um último tipo de recurso, chamado embargos declaratórios, mas a condenação ao pagamento da multa está mantida. A notícia mancha a reputação da “Fábrica de Craques” e adiciona mais um problema financeiro para a diretoria resolver.