Fernando Diniz chegou ao Vasco respaldado pelo presidente Pedrinho, que sempre foi um fã declarado do estilo de jogo do treinador, e assim continua. Com um aproveitamento baixíssimo desde que assumiu o comando da equipe, o comandande Cruzmaltino enfrentará uma sequência que pode selar seu destino.
Diniz venceu apenas cinco dos 19 jogos dos quais esteve à frente do Vasco
Dono de um estilo muito pouco utilizado no Brasil, Fernando Diniz não consegue transformar seu jogo de posse de bola em vitórias. Nos 19 jogos como treinador do Vasco, são apenas cinco vitórias, seis empates e oito derrotas, commíseros 36% de aproveitamento no total. Além disso, o time não vence em São Januário pelo Brasileirão desde Maio.
Para piorar o panorama, a equipe não consegue engatar uma sequência de bons resultados, tendo seu “melhor momento” quando ficou quatro jogos sem perder, em Julho. No entanto, também não venceu, já que foram quatro empates seguidos, contra Grêmio, Independiente Del Valle, Internacional e CSA.
Em qualquer outro clube, isso seria suficiente para uma troca, mas Pedrinho ainda acredita que o treinador pode dar a volta por cima, principalmente com os reforços que estão chegando nesta janela de transferências.
Próximos cinco jogos poderão determinar a situação do treinador no clube
Diante de um aproveitamento muito abaixo do esperado, Fernando Diniz terá uma sequência de cinco jogos que podem definir se o treinador ainda terá futuro no clube. Além dos dois clássicos diante do Botafogo pelas quartas de final da Copa do Brasil, o treinador disputará três jogos cruciais no Brasileirão.
Já no próximo domingo (31), o Vasco viajará até o Recife para enfrentar o Sport, lanterna do campeonato, pela 22ª rodada da Série A. No retorno pós data FIFA, o time jogará o confronto de volta da Copa do Brasil no dia 11 de Setembro. Três dias depois, recebe o Ceará, em São Januário, em 14 de Setembro, jogo da 23ª rodada do Campeonato Brasileiro, e fecha a “quina decisiva” contra o flamengo, no dia 21 de Setembro, também pelo Brasileirão.
Portanto, serão dois jogos de mata-mata e três jogos na Série A, sendo que duas destas equipes são concorrentes diretos na luta para escapar da zona de rebaixamento e, por fim, o clássico diante do maior rival.
A torcida espera muito que o time consiga encontrar o seu melhor futebol mas, em caso de resultados ruins, a permanência de Diniz no Vasco poderá se tornar insustentável.