A goleada histórica imposta pelo Vasco no Santos por 6 a 0 neste domingo (17) quebrou uma marca que durava desde o Campeonato Brasileiro de 2001. Faziam 24 anos que o time não vencia por 6 gols de diferença na competição. Além disso, o triunfo se tornou a oitava maior goleada na história dos pontos corridos do Brasileirão.
Goleadas sobre São Paulo e Guarani foram as últimas com essa diferença
Pela terceira vez neste século, o Gigante conseguiu vencer uma partida por seis gols de diferença. As outras duas vezes que isso havia acontecido foram no longíquo Brasileirão de 2021. Na ocasião, o Cruzmaltino goleou por 7 a 1 o Guarani, no mesmo mês de Agosto, e o São Paulo, já na reta final da competição, em Novembro.
Aliado a isso, a vitória esmagadora sobre o Santos também entrou para a lista das suas maiores goleadas na história de todos os Campeonatos Brasileiros. Ao todo, o Vasco já havia vencido outras equipes pelo placar de 6 a 0 em três oportunidades, mas todas aconteceram no século passado. A maior goleada de todos os tempos imposta pelo clube continua sendo o 9 a 0 sobre a Tuna Luso, em 1984.
Santos se tornou o segundo clube Paulista a ser goleado pelo Gigante por 6 gols de diferença no século 21 – Fonte: Arte/O Globo
“Chinelada” no Santos se torna a oitava maior goleada da Série A na era dos pontos corridos
Além de alcançar uma marca que não acontecia desde o Campeonato Brasileiro de 2001, a goleada por 6 a 0 do Vasco sobre o peixe também entrou para uma outra seleta lista: a das maiores goleadas na Série A desde que a competição passou a ser disputada por pontos corridos, em 2003.
Além disso, é apenas a segunda vez que um clube jogando como visitante consegue alcançar a marca de seis gols de diferença. Somente o Grêmio havia conseguido tal feito, quando venceu o Figueirense pelo placar de 7 a 1 na casa dos Catarinenses, em 2008.